fbpx

O lixo eletrônico, também conhecido como e-lixo ou resíduo eletrônico, é um dos principais desafios ambientais enfrentados pelo mundo moderno. Ele se refere a todos os dispositivos eletrônicos descartados, como computadores, smartphones, tablets, telefones fixos, televisores, impressoras, entre outros.

O descarte inadequado desses dispositivos pode causar sérios danos ao meio ambiente e à saúde humana. Muitos desses produtos contêm substâncias tóxicas, como mercúrio, chumbo, cádmio e berílio, que podem vazar para o solo, água e ar se não forem tratados corretamente. Isso pode causar poluição do solo, contaminação da água e do ar, além de afetar a saúde de animais e humanos que vivem na região.

Além disso, muitos desses dispositivos eletrônicos contêm metais que podem ser reaproveitados e estão escassos. Quando descartados inadequadamente, esses materiais não podem ser recuperados e reciclados, o que leva a um desperdício significativo de recursos naturais e à necessidade de extrair mais matéria-prima para a produção de novos dispositivos eletrônicos.

Para lidar com esse problema, muitos países têm implementado programas de coleta e reciclagem de lixo eletrônico. Esses programas visam recolher dispositivos eletrônicos descartados, desmontá-los, recuperar os materiais valiosos e descartar os resíduos de forma ambientalmente segura. No entanto, muitos desses programas ainda são insuficientes e o descarte inadequado de lixo eletrônico continua a ser um problema global.

Portanto, é importante que os consumidores também sejam responsáveis pelo descarte adequado de seus dispositivos eletrônicos. Eles podem fazer isso doando ou vendendo dispositivos antigos que ainda funcionam, reciclando dispositivos que não podem mais ser usados e evitando comprar produtos eletrônicos desnecessários. Com a colaboração de todos, é possível minimizar os impactos negativos do lixo eletrônico no meio ambiente e na saúde humana.

A E-LETRO juntamente com as instituições Mãos que Criam e o Lar São Vicente de Paula serão pontos onde a população poderá estar descartando eletrônicos inservíveis, estes pontos de coleta servem para incentivar a população a promoverem o descarte correto e contribuírem com a E-LETRO e o Meio Ambiente, para fazer contato com as instituições envolvidas nesta ação, segue o contato:

Mão Que Criam  (43) 99911-8650 – @feira.maos.que.criam

Asilo São Vicente de Paulo (43) 3339-0664

E-LETRO (43) 3339-0475 – @ong.eletro