fbpx

Encontros vão abordar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Agenda 2030 e práticas de cunho ambiental e social, além de governança corporativa

Estão abertas as inscrições para duas oficinas gratuitas promovidas pelo Selo Social ACIL. Entrando na segunda edição, o Selo Social ACIL, que conta com apoio do Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz), é realizado em parceria com o Núcleo Rede Terceiro Setor, do Programa Empreender, e vai certificar empresas de Londrina e região que desenvolvem projetos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS – Agenda 2030) e às práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança Corporativa).

As oficinas presenciais são voltadas a todas as empresas interessadas na certificação, e as inscrições podem ser feitas gratuitamente através do formulário on-line disponível neste link. O primeiro encontro será nesta terça-feira (14), às 14h, com o tema “Por que minha empresa precisa do Selo Social ACIL 2023? – Agenda 2030 /ODS/ ESG”.

O tema coloca as questões ambientais e sociais como oportunidades tanto para as empresas quanto para as entidades sem fins lucrativos, com impactos positivos para toda a sociedade. Essa oficina será realizada no auditório da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), localizado na Rua Minas Gerais, 297, 1º andar.

E a segunda oficina, sobre “Elaboração de projetos em prol dos ODS”, será no dia 11 de abril, às 8h, no auditório do Sicred (Avenida Tiradentes, 537). O objetivo é capacitar gestores de organizações privadas e públicas, instituições do terceiro setor e sociedade civil com a estrutura necessária para a elaboração e mobilização de recursos para projetos em prol do desenvolvimento sustentável.

DiagramaDescrição gerada automaticamenteFoto: Divulgação

De acordo com o gerente administrativo- financeiro da ACIL, Luiz Dinis, toda empresa está convidada a participar das duas oficinas. “Como o objetivo é trazer cada vez mais essa cultura ODS e ESG para as empresas, queremos reunir o máximo de empresários possível nas duas oficinas para prepará-los para o lançamento do selo”, explicou.

As inscrições para o Selo Social serão abertas para todas as empresas associadas à ACIL, no dia 1º de maio, e o prazo segue até 30 de junho. Todos os projetos inscritos serão avaliados por uma Comissão Julgadora e os participantes que alcançarem peso igual ou superior a cinco serão certificados com o Selo Social ACIL.

Para o gestor administrativo do Londrina Pazeando, Luis Cláudio Galhardi, que também é membro da diretoria do Compaz e integra o Núcleo Rede Terceiro Setor da ACIL, o Selo Social é uma grande oportunidade para empresas, entidades e organizações não-governamentais. “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável podem ser trabalhados por uma organização não-governamental e também uma empresa. Várias redes nacionais têm políticas de equidade de gênero, por exemplo. Seja em uma empresa ou organização, os objetivos e estratégias serão os mesmos, e ter um selo que interliga empresas e organizações dentro dos objetivos é algo muito importante”, elencou.

Galhardi destacou que há fundos internacionais de recursos próprios para financiamento e apoio de projetos em prol da sustentabilidade. “Muitos já fazem trabalhos ligados aos ODSs, mas não tem consciência disso. E nas oficinas vão aprender a fazer essa conexão, além de conhecer recursos internacionais que poderão ter acesso. Mas é preciso registrar esse trabalho de forma bem clara, então na segunda oficina vamos ensinar a colocar em um projeto, contendo metas e objetivos, divulgando o que realizam. E o Selo Social entra como um currículo, um posicionamento dessa empresa em relação à sustentabilidade planetária”, complementou.

A entrega da certificação está marcada para o dia 19 de outubro, durante o Lidere 2023, considerado o maior evento empresarial do Sul do Brasil. Os contemplados poderão utilizar o selo pelo período de um ano. E em 2022, foram 11 iniciativas premiadas.

Texto com informações da assessoria de imprensa da ACIL